Ao passear pelo Centro Histórico, é fácil saber o que visitar dado que os seus atrativos estão sinalizados em todos os mapas turísticos da cidade. Contudo, para não correr o risco de perder algo marque com estrelinha:
– O Marco do Descobrimento foi o primeiro monumento trazido pelas caravelas portuguesas em torno de 1500. Assim sendo, foto imperdível para os amantes de história.
– A Igreja Nossa Senhora da Penha contém em toda sua construção, manifestações do período Barroco. Ademais, o seu interno abriga imagens Sacras, inclusive a imagem de São Francisco de Assis datada do século XVI, e uma torre em louça de Macau.
– A Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia preserva a rara imagem do Nosso Senhor dos Passos. Outrossim, é que ela é considerada a igreja mais antiga do Brasil.
– A Capela São Benedito guarda as ruínas da primeira escola Jesuíta do país.
– A Casa da Câmara abriga o Museu de Porto Seguro e a Cadeia. O Museu não só retrata a vida indígena antes mesmo dos portugueses chegarem, como contém muitos artefatos usados pelas tribos brasileiras. Ao passo que, na parte inferior, fica a Cadeia,onde colocavam os presos da época.
– A Casa da Lenha era onde, devido a sua localização estratégica na beira do Rio Buranhém, se armazenavam os produtos que seriam embarcados nas caravelas.